
Quando o alimento se torna tóxico.
- 0 comentário
Hoje, com a possibilidade de se viver mais, a alimentação nutritiva passou a ter um peso maior na balança. É preciso ter cuidado com o que colocamos no prato pois o excesso de alimentos se torna toxina no organismo.
Não exagerar é a regra básica para manter uma alimentação equilibrada, certo? Isso diz respeito a todas as categorias de alimentos – inclusive frutas e legumes. Só que existem algumas substâncias que realmente não podem ser consumidas em excesso, pois podem fazer mal ao organismo e ocasionar problemas de saúde.
Alguns alimentos que precisam ser consumidos na dose correta são:
Castanha-do-pará: Essas oleaginosas possuem uma grande quantidade de selênio e, quando consumidas excessivamente, podem intoxicar o organismo.
Amendoim: O grande problema desse alimento é que ele pode abrigar a substância aflatoxina, que é conhecida por ser tóxica e cancerígena. Esse composto tóxico também costuma estar presente na espiga de milho e em cereais. Portanto, evite comer esses alimentos de forma exagerada.
Chocolate: Além de muito calórico, em exagero, ele também pode desencadear reações alérgicas, como coceiras e até mesmo diarreias. Vale destacar que comer uma fileira (quatro quadradinhos) de chocolate por dia é considerado algo tranquilo – mas comer uma barra inteira, por exemplo, já é um exagero que pode fazer mal.
É importante destacar que não há necessidade de cortar esses alimentos da sua rotina. Afinal, eles também são fontes de minerais, vitaminas, nutrientes e trazem muitos benefícios para o corpo. O importante é que você apenas se autorregule para não comê-los em excesso.